Irã convida Dilma para visita ao país

O governo do Irã convidou nesta segunda-feira a presidente Dilma Rousseff para visitar o país, informou o embaixador iraniano no Brasil, Mohsen Shaterzadeh.




'Na conversa discutimos como continuar a relação entre os dois países', afirmou o embaixador ao deixar o encontro do qual também participou o ministro das Cooperativas do Irã e assessor especial do presidente para a América Latina, Mohammad Abbasi.



Shaterzadeh disse que foi discutida a cooperação econômica, cultural e técnica, mas negou, quando perguntado, que as áreas nuclear e de petróleo tenham sido abordadas na reunião.



O embaixador afirmou ainda que o caso da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani não foi discutido. Sakineh foi condenada à morte por apedrejamento pelo crime de adultério, num caso que ganhou repercussão mundial.



O governo brasileiro chegou a oferecer asilo à iraniana, que está presa, mas a proposta foi rejeitada pelo Irã. Logo após ser eleita, a presidente Dilma se declarou 'radicalmente contra' a execução da iraniana.



No ano passado, o Brasil uniu-se à Turquia na tentativa de mediar um acordo internacional para que o Irã aceitasse discutir o seu polêmico programa nuclear.



 

Design By:
SkinCorner